Como provocar seu amado e esquentar a paixão

Para proteger seu romance, você é capaz de tudo – inclusive ficar quietinha no seu canto a fim de não criar caso. Mas resistir a viver na zona de conforto pode aumentar o grau de intimidade dos dois até o nível máximo. Quer apostar?

Se você encontrou o homem certo, é natural não querer mexer em time que está ganhando. Pensa: “Para que abusar da sorte saindo com as amigas uma vez por semana ou atravessar um dia inteiro sem se falarem?”A verdade nua e crua é que, às vezes, lançar mão de algumas provocações incendeia essa rotina e aumenta a conexão amorosa. Ou o relacionamento pode ficar tão morno que, sem que perceba, esfria de vez. Conheça os cinco maiores lança-chamas da paixão.

  • LIGAR MENOS

Mulher adora conversar – e acha a coisa mais normal do mundo ligar para a amiga só para contar que viu uma blusa incrível na promoção ou que teve uma discussão daquelas com a mãe. Mais ainda: não pensa duas vezes antes de fazer o mesmo com o amado. Há quem telefone diariamente só para dar um relatório de tudo o que fez nas últimas horas. “Manter contato frequente realmente faz você se aproximar dos amigos”, diz a psicoterapeuta Patricia Covalt. “Só que não surte o mesmo efeito com o namorado. Ao contrário, pode afastá-la dele.” Os homens são mesmo arredios em relação a esse estranho aparelho chamado telefone. Mais práticos, e bem menos verborrágicos do que nós, só recorrem a ele quando precisam passar ou receber alguma informação objetiva e, de preferência, curta: “Que horas vai ser o futebol? Às 11? Ok, até amanhã!” Essa diferença básica entre a natureza feminina e a masculina faz com que seu querido interprete a sua vontade de conversar várias vezes por dia como carência. E odiamos admitir, mas talvez haja, sim, um fundo desse sentimento angustiante por trás do desejo de telefonar toda hora. “A mulher tende a ficar nervosa se não tem notícias por muito tempo. Então, quer se assegurar de que está tudo bem”, avalia Patricia.

>>ESTRATÉGIA LANÇA-CHAMAS

Experimente “sumir” por um tempo e vai ver que o relacionamento só tem a ganhar quando há espaço para sentir… saudade! Além disso, só de imaginar o que você está fazendo de tão importante que não sobrou um tempinho para dar um alô, o lindo tomará a iniciativa de ligar. E, assim, demonstrar interesse e, o melhor de tudo, envolvimento.

  • DISCORDAR DAS OPINIÕES DELE

Ninguém está dizendo para você ir na contramão de cada ideia que não soar bem aos seus ouvidos. Apenas procure falar o que pensa, sem se anular, mesmo quando sua opinião for oposta. É comum achar que, fazendo o possível e o impossível para alinhar seu ponto de vista com o dele, garantirá a harmonia desse amor. Na realidade, fingir que concorda com tudo pode torná-la menos interessante, com pouca personalidade e falta de atitude. “Homens se sentem atraídos por mulheres que os desafiam e os provocam”, explica a terapeuta de relacionamento Jennifer Oikle. Cá entre nós, não é assim com você também? Se um homem diz amém para qualquer coisa que você fale, ele certamente ganha cartão vermelho. Então, não há razão para se esconder.

>>ESTRATÉGIA LANÇA-CHAMAS

O problema não é discordar, e sim a forma como faz isso. Cuide para o bate-papo não virar monólogo nem parecer que medem forças numa queda de braços. Afinal de contas, é apenas uma conversa entre pessoas adultas sobre a visão de mundo que cada um tem. Exponha seus argumentos sem medo, permitindo que seu homem defenda os dele. Uma discussão inteligente deverá acender os ânimos e também vai ajudar os dois a se conhecerem muito melhor.

  • SAIR SEM ELE

Se vocês se amam, querem ficar juntos nas noites estreladas do verão, nos fins de semana, nos feriados… Na ficção, isso é incrível (e possível!). Na prática, passar todo o seu tempo livre grudada nele pode minar a relação. “Se estão sempre colados, acabam não tendo muito o que conversar”, observa Jennifer. A longo prazo, o contato em excesso tende a virar tédio. Segundo a terapeuta, há um nome para isso: teoria da habituação. Acontece quando o convívio é exageradamente próximo, a ponto de fazer você se acostumar com alguém (no sentido mais morno da expressão). “O resultado é que a presença do outro passa a não despertar mais aquela sensação de bem-estar”, detalha. Além disso, é fato que ter vida própria faz de você uma mulher muito mais instigante. “Quando o homem percebe que a namorada precisa dele para tudo, sente-se pressionado e pode acabar se afastando”, pondera o psicoterapeuta americano John Amodeo.

>>ESTRATÉGIA LANÇA-CHAMAS

A atitude esperta é reservar algumas janelas na agenda para programas sem ele. Por exemplo, marcar a “noite das amigas”, fazer curso de cabala ou de dança do ventre. “Ocupe-se pelo menos uma vez por semana – e nem ofereça a ele a opção de ir com você”, ensina a psicóloga Barbara Cox. Os estudiosos ressaltam que a mulher com interesses bastante variados é mais dinâmica, animada e, claro, atraente!

  • DISCUTIR A RELAÇÃO

A capacidade que a ala masculina tem de surtar quando ouve a simples frase “Precisamos conversar” é mundialmente conhecida. Por isso, não seria surpresa se você contasse que prefere respirar fundo a perguntar ao namorado se ele precisa mesmo fazer tantas horas extras ou falar tantas vezes com a mãe. Quem quer mexer em um time que está ganhando e ainda por cima receber o rótulo de irritante? Só que engolir mágoas faz os pequenos probleminhas amorosos inflarem até se tornarem enormes, prontos a explodir por qualquer motivo.

>>ESTRATÉGIA LANÇA-CHAMAS

Para não cair nessa cilada, o truque é tocar no assunto com delicadeza e naturalidade, procurando deixar claro que está expondo um sentimento seu, e não fazendo cobranças ou acusações. Tente demonstrar que adoraria contar com o apoio dele. “Homens querem ver as mulheres felizes, mas nem sempre sabem como colaborar – por isso precisam de ajuda”, explica Amodeo. “Se você mostrar exatamente em que ponto seu namorado está errando e como melhorar, é provável que ele agarre a oportunidade.”

  • DEMONSTRAR SEU AMOR

Sua avó já dizia que uma mulher nunca deve mostrar lá muito interesse, mesmo que arraste um bonde (nas palavras dela) pelo namorado. Conselho de amiga: desconfie dessa máxima. Na opinião da psicoterapeuta Patricia, algumas de nós realmente escondem as emoções por medo de rejeição ou de parecerem bobas se o relacionamento for por água abaixo. No entanto, procure observar, todo mundo gosta de ser mimado, elogiado, amado – inclusive os homens. Além disso, ao trancar a sete chaves o que sente, você corre o risco de passar a mensagem oposta, de que não se importa de verdade.

>>ESTRATÉGIA LANÇA-CHAMAS

Claro, não dá para dizer “Eu te amo” de cinco em cinco minutos. O segredo é encontrar a dose ideal e variar os jeitos de se expressar. Por exemplo, quando saírem juntos, fale algo do tipo “Sempre me divirto muito com você”. Barbara sugere: “Tente expressar seus sentimentos no momento em que eles aparecem”. Essa espontaneidade vai torná-la ainda mais sexy e especial aos olhos do seu eleito.

  • TESTE DA INTIMIDADE

Para saber se a relação de vocês está se tornando mais profunda, preste atenção nos diversos sinais. Segundo o especialista em relacionamento Steve Santagati, autor do livro O Que os Homens Querem e As Mulheres Precisam Saber (Rocco), a resposta é “sim” se ele…

• Deixa você ficar sozinha na casa dele e faz inclusive cópia das chaves. Se moram juntos, dá acesso ao computador dele (sem ficar tenso!).

• Separa um espaço para suas coisas no armário dele.

• Esquece o celular em qualquer lugar, sem se importar se você vai olhar a agenda ou atender ligações.

• Comenta várias coisas que gostaria de fazer com você no futuro.

• Demonstra pequenos (dissemos pequenos!) sinais de ciúme.

• Compra presentes mesmo fora de ocasiões especiais.

• Capricha mais nas preliminares.

  • 5 RISCOS QUE NÃO VALEM A PENA

Não é difícil escorregar em atitudes que, à primeira vista, parecem levar a relação a patamares mais altos. Na verdade, elas podem destruir o mais sólido dos romances. Estas são as cinco provocações que você pode evitar:

1. INTIMIDADE À PROVA

Adotar a regra do “O que é meu é seu” e fuçar no Orkut, no MSN, no celular, no e-mail e na carteira dele.

2. AMIGOS À PARTE

Testar a lealdade do namorado pedindo que escolha entre você e os amigos, ou a mãe dele, ou o trabalho…

3. CIÚME NO LIMITE

Ser bem carinhosa com o amigo dele. Despertar um pouco de ciúme apimenta a relação — só é preciso ter a medida.

4. CONFIANÇA QUEBRADA

Contratar um investigador para descobrir mais sobre o passado do gato ou checar se ele é fiel.

5. INDIRETAS CERTEIRAS

Apresentá-lo aos amigos como seu futuro marido. Principalmente se vocês estão juntos há pouco tempo ou se ainda nem falaram em trocar alianças.

Vi no: nova.abril.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s